O diferencial do lúdico

Olá amigos,

hoje discutirei sobre o diferencial que o lúdico pode vir a ter nas aulas para as crianças em geral, ajudando na adesão e permanencia delas em determinado esporte, disciplina, atividade, etc., além de facilitar e muito o processo de ensino-aprendizagem da mesma.

Muitas crianças acabam desistindo de determinado esporte por ele se tornar monótono, cansativo, ou ate exigir muita técnica que acaba sendo buscada através da repetição sem fim de determinados movimentos, que a criança por fim muitas vezes não consegue fazer e acaba frustrando-se, tudo isso acaba gerando a perda do interesse pela tal pratica esportiva.

Isso pode ser resolvido facilmente com uma simples mudança na forma metodológica de se trabalhar, basta utilizarmos o LÚDICO como mediador deste processo de ensino/aprendizagem , ou seja, o que vamos mudar não vai ser a pratica esportiva, o esporte em si, o objetivo, e sim como vamos chegar a este objetivo, de que recursos vamos utilizar para ensinar tal modalidade, tal atividades, tal matéria, etc.

Hoje em dia ainda existe um pensamento equivocado de que se eu usar do lúdico nas aulas a criança só vai brincar e não vai aprender nada. Tal pensamento se dá porque os professores depois que se formaram há 15, 20, 30 anos atrás nunca mais pegaram em um livro, procuraram um artigo, fizeram uma pós-graduação, etc. porque hoje existem centenas de publicações que comprovam que as crianças aprendem mais facilmente através de uma metodologia lúdica de ensino, tais publicações se tornaram mais fortes no inicio da década de 90, onde diversos autores começam a escrever sobre o lúdico.

De que forma seria mais fácil ensinar uma criança se não brincando? Ela fazendo o que mais gosta de fazer? E dentro de determinadas brincadeiras fica muito fácil você colocar objetivos de aprendizagem nela, seja aprendizagem motora, de valores, de vivência em grupo, seja desenvolver a criatividade, seja o que for.

Veja um exemplo de atividade lúdica que propus a meus alunos de natação semana passada, a aula do pijama. Uma aula que poderia ser feita normalmente, se torna muito mais atrativa e sadia para uma criança com o simples fato de ela vir fazer aula de pijama, pensando no aspecto motor o pijama molhado dentro da agua altera totalmente aquela imagem corporal que ela já tinha de si, exigindo que seu sistema nervoso trabalhe muito mais com aquela situação que ela nunca tinha vivido, pois o pijama molhado na agua dificulta a locomoção, o equilíbrio, a flutuação, etc. da criança na agua, exigindo que suas estruturas neurais sejam adaptadas a tal situação. Pensando de um ponto de vista de valores, a brincadeira de pendurar as roupas molhadas no varal ao fim da aula traz a lembrança para crianças dos pais que lavam a roupa em casa, e o mais engraçado foi que eu nem precisei falar que aquilo era um varal, todas as crianças foram logo falando que agente ia ter que pendurar a roupa para secar. E tudo isso de uma forma lúdica, é muito fácil perceber o quanto as crianças estavam entretidas na aula, basta ver as fotos abaixo.

Bom acho que ficou um pouco mais claro a diferença que temos ao trabalhar ludicamente com nossas crianças, o quão isso é sadio, proveitoso, interessante. Espero que tenham gostado do post de hoje, não deixem de comentar e mandar sugestões, abraços.

por Cauê Martins Silva
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para O diferencial do lúdico

  1. Nadja disse:

    Caueee mais uma vez esta de parabens, amei a ideia de pijama mto criativa e divertida..rs bjus

  2. chayane disse:

    ola.
    muito interessante a su idéia, parabéns.
    sou professora tbm, mas meu trabalho é diferenciado, trabalhos com poucos alunos como personal, e tenho que ser a mais criativa possível e não é facil, mas agora vou trocar idéias com vc, as que tiver pode passar que eu aceito e agradeço.
    valeuuuuu

    • professores disse:

      Eu que agradeço pelos elogios, e é sempre bom fazer contatos em nossa área. seus alunos de personal são de que idade?

      abraços

      • chayane disse:

        ola Caue
        os meus alunos são de 1 ano e meio até 8 anos mas tds separados, gostaria de ter mais idéias p os bebes e brincadeiras diferentes, se vc tiver me manda.
        valeu amigo té mais

      • professores disse:

        segue o post que voce havia pedido, espero ajudar em algo…. para bebes o que pode ser mais trabalhado são musiquinhas… pois eles nao tem tanta autonomia de criatividade.. e procurar nao mudar de musica toda aula pois o bebe nao consegue gravar musicas facil… entao quanto mais cantar mais eles vao pegando… e acredite eles gostam disso…. nao ligam se repete.. pois em um mes de aula +- eles começam a cantar junto .. dependendo da idade… os pais tem q participar isso eh muito importante… e o que pode auxiliar tbem sao brinquedinhos jogados na piscina… mas isso apenas durante uma parte da aula p nao tirar totalmente a atenção deles…. entao pode uitilizar isso p faze-los bater a mao na agua.. o pé na agua p ir atraz dos brinquedos… cuidado p n deixar os pais ficar colocando o rosto deles na agua.. mtos bebem nao gostam e podem criar um certo medo da agua..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s