Interação social

Olá amigos,

Nas ultimas semanas tenho observado o comportamento das crianças (6 a 8 anos) as quais dou aula de natação, uma delas em especial me chamou muito a atenção. Uma criança que nunca havia feito aula de natação antes, mas já teve alguns contatos com a água antes vinha demonstrando muito medo, receio, desmotivação e todos os exercícios que eu tentava passar para ela (sempre de forma lúdica) não tinha sucesso.

Após três semanas tentando fazer as adaptações ao meio liquido com ela e nenhum resultado significativo aparecia tive uma surpresa: estava esperando as crianças para aula e como era época de férias ainda o numero de crianças estava bem baixo…entre 3 e 4  crianças por aula, contudo neste dia recebi 12 crianças no mesmo horário….. é não foi fácil… o nível delas eram bem diferentes, uns já sabiam dar braças de crawl enquanto outros, como no caso desta criança que vinha dando aula, estava ainda no processo de adaptação ao meio liquido… e me vei as seguintes perguntas na cabeça: E agora??? O que fazer???

Resolvi iniciar a aula com algumas brincadeiras que buscassem essa adaptação, como passar por baixo das raias, pega-pega, pega-pega corrente, etc. E foi a partir dai que comecei a me surpreender, aquela criança que há semanas eu vinha tentando adapta-la ao meio liquido, tentando faze-la por o rostinho dentro da agua, soltar bolinha pelo nariz, boiar de costas, etc. e não vinha conseguindo começou a fazer TUDO? Colocava rosto em baixo da água, prendia a respiração, soltava bolinha, etc. Minha cara ficou exatamente assim >> =O e a minha cabeça assim>>????

No decorrer da aula ela foi demostrando grande melhora, algo muitooooooo acima do que vinha conseguindo fazer nas aulas anteriores, e tudo praticamente SEM a minha ajuda…

Como isso acontece assim do nada? 

E o tonto do professor (EU hhaha) há semanas tentando fazer aquilo ali de mil maneiras diferentes, tentei brincadeiras, jogos, musica, bla bla bla, e nada de ter um resultado positivo….

Foi ai que passei a observar as atitudes dela, e percebi algumas coisas: eu tinha diminuído a atenção que estava dando para ela em relação às outras aulas devido as outras 11 crianças que também precisava de um pouco de atenção, deixando ela mais sozinha, se virando, explorando movimentos… e ainda percebi que  em diversas situações ela estava imitando as outras 11 crianças, aquelas outras crianças estavam encorajando ela, estavam dando segurança a ela, estavam servindo de exemplo a ela, algo que ela não vinha nem de perto comigo nas aulas.

E tudo isso me levantou uma duvida: ate que ponto diminuir o numero de crianças nas aulas, seja em escola, clubes, etc. é bom para a própria criança? Justifica-se dizendo que se pode dar mais atenção a elas, explicar melhor, etc. Mas e a interação entre elas? E a troca de experiências? E a segurança que elas acabam criando ao verem inúmeras crianças na mesma situação e com as mesmas características que ela ali, qual a importância disso?

Tal situação me vez aprender que uma crianças aprende MUITO com outras crianças, claro que o papel do professor é importante, sem duvida! Mas não podemos pensar que SÓ o professor é suficiente, porque não é, sei que assim como eu, inúmeras outras pessoas passaram ou passarão por isso ainda, e muitas vezes ficavam sem entender o que estava acontecendo ali, pois agora saiba: é a interação social (a troca de experiências,  a confiança que tal situação proporcionou a elas, o conforto das brincadeiras e dos colegas ali presentes),  TUDO isso junto que a fez agir assim.

Hoje trouxe uma situação presenciada por mim em minhas aulas, mas isso acontece o tempo todo, seja em casa, na escola, nos clubes, academias e etc. Recomendo a leitura deste artigo http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/652.pdf (A interação social e a construção da brincadeira) para que se tenha conhecimento do quão importante é o papel da interação entre as crianças, é um artigo pequeno 5 paginas e bem simples de ser entendido, porém ele pode agregar muito a vocês.

Por Cauê Martins Silva
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Interação social

  1. jhenyffer disse:

    que tipos de brincadeiras podem ser trabalhados com esse assunto

Deixe uma resposta

