Características e brincadeiras dos 0 aos 18 anos

Olá amigos,

hoje trago um post em forma de tabela que traz características para serem exploradas  em cada faixa etária* e tipos de brincadeiras que busquem isso.

*lembramos que nenhuma criança se desenvolve da mesma forma e na mesma velocidade, tudo depende do quão estimuladas elas serão pelos pais, professores,recreadores, etc. portanto as caracteristicas aqui apresentadas são aproximadas, derivando um pouco em cada criança.
Idade APROXIMADA
CARACTERISTICAS
TIPOS DE ATIVIDADES
0 a 2 anos
Egocentrismo;
Descoberta: Tato, movimento, formas, pessoas, texturas, reprod. Sons, engatinhar, andar;
Coord. Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, comunicação;
Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar)
Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
2 a 4 anos
As características anteriores continuam e soma-se a elas:
Fantasia e invenção;
Criatividade;
Brincadeiras sem regras;
Brincadeiras com pouquíssimas regras simples; Ut. Formar básicas de movimento (andar, correr, saltar, rolar, etc.)
Estimulação; Representação(imitar situações conhecidas: escolinha, casinha)
4 a 6 anos
Muita movimentação;
Começa a aceitar regras e a compreendê-las;
Maior atenção e concentração;
Interesse por: letras, números, palavras e seus significados;
Grupo começa a ter + importância;
Brincadeiras com ou sem regras;
Atividades de muita movimentação;
Representação;
6 a 8 anos
Muita movimentação; Convive bem em grupo; Boa discriminação visual e descritiva;
Atenção e memoria e aceita regras;
Começa a definir seus próprios interesses;
Despertar da competitividade;
Brincadeiras e alguns pequenos jogos;
Atividades em equipes
Desafios (com outros e consigo mesmo);
Atividades de muita movimentação;
8 a 10 anos
Grupo cada vez mais importante;
Memoria plenamente desenvolvida;
Raciocínio concreto e aquisição do raciocínio abstrato; Capacidade de reflexão;
Brincadeiras; pequenos jogos; atividades em equipe; atividades que envolvam estratégias; atividade de raciocínio e de desafios;
10 a 12 anos
Separação dos sexos e compreensão da sexualidade; inicio das diferenças das habilidades motoras entre os sexos e das diferenças de maturidade (meninas na pré-puberdade e meninos +infantis);
Isolam-se pequenos grupos-panelinhas;
Menor interesse pelas brincadeiras;
Pequenos jogos em potencial;
Grandes jogos simplificados;
Atividades de interação social (aproximação)
Atividade em equipes;
12 a 14 anos
Revalorização do sexo oposto; supervalorização da competição; grande discrepância entre maturidade e habilidades entre os sexos; necessidades de autoconfiança; falta de percepção dos limites sociais; grandes conflitos de personalidade; são altamente influenciáveis;
Desvalorização das brincadeiras;
Pequenos jogos em pequena escala;
Grandes jogos em potencial;
14 a 18 anos
Identificação plena sexo oposto; grande diferença de habilidades entre os sexos e aceitação da discussão sobre tais diferenças; ainda apresenta necessidade de autoafirmação; começa a supervalorizar a estética; desprezo pela atividade motora(idade da preguiça); visão da atividade lúdica não só como atividade física; valorização das atividades sociais e culturais;
Esporte propriamente dito;
Gincanas de múltiplas dificuldades;
Grande jogos com grande complexidade de regras;
Atividade junto a natureza;
Modismos; Cinema. Teatro, shows, dança;
Festas, reuniões, bate-papo;
Passeios e viagens;
por Cauê Martins Silva

Bibliografia: CAVALLARI, Vinicius R.; ZACHARIAS, Vany. Trabalhando com Recreação. 5ª edição, São Paulo: Ícone, 2001. Parte 3-Capitulo 2

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s