Brincadeiras na piscina

Olá amigos,

Devido ao grande número de pedidos por brincadeiras aquáticas, no post de hoje trarei um livro que está disponível na Internet e apresenta sugestões de brincadeira. Na verdade, estas sugestões não são brincadeiras, e sim, aulas para serem dadas de maneiras diferentes (mas sempre seguindo nossos mesmos objetivos).

Primeiramente, segue o link do livro com mais de 1oo brincadeiras LIVRO DE NATAÇÃO.

Metodologia de dar aulas

É simples fazer uma aula chata e monótona se tornar atrativa e criativa… basta você entrar no universo da criança…

Vocês, leitores, pais, professores, estagiários, acham que uma criança gosta de fazer uma aula na qual tem que repetir mil vezes a mesma coisa? Ir de um lado para o outro da piscina 15 vezes batendo perninha? Ou correr 10 voltas na quadra? Ou ficar atrás de uma fila esperando o amiguinho fazer um exercício brilhantemente elaborado no qual a criança tem que passar 20 vezes em volta do cone e chutar uma bola?

AlooooooW! Se nem vocês gostam, imagine seus filhos e alunos…

Tudo isso pode ser mudado com o simples fato de você observar a própria criança brincando, ou de você lembrar do que VOCÊ gostava de fazer quando era criança..

Por que, ao invés de você  mandar a criança fazer 15 chegadas na piscina batendo perna, você não dá um pega-pega em duplas batendo perna? Por que, em vez de mandar a criança repetir mil vezes a mesma coisa, você não cria um desafio que instigue ela a querer fazer aquilo.. como colocar argolas no fundo da piscina para ela pegar? Ou brinquedos boinhando e diz para ela que são tesouros e que ela é um pirata e tem que caçá-los antes do fim da aula?

Todos nós sabemos o quanto a imagem corporal da criança tem que ser muito bem desenvolvida. Mas como fazer isso?

“Fulana, presta atenção no seu pezinho, bate a perna certa…”…orientações desse tipo são  esquecidas pelos alunos.  Você vai falar MIL vezes aquilo e a criança vai fazer somente uma ou duas vezes certo.

Sugiro que trabalhemos a noção corporal da criança também  com brincadeiras. Podem ser feitas aulas com MEIA, é meia.. aquela que usamos com o tênis… Com a meia, o pé fica mais pesado na água e vai ganhar uma atenção maior da criança. Ai sim  ela vai trabalhar uma melhor imagem corporal…

Isso poder ser feito com roupas, em geral, como no post sobre a aula do pijama que publiquei aqui.  Além de ajudar na questão da imagem corporal da criança, a aula se torna atrativa, diferenciada, desafiante para nossos pequenos. É só usarmos a criatividade!

Existem centenas de livros de brincadeiras, jogos etc., mas o mais importante é a criatividade. Um professor criativo tem seus alunos nas mãos, a aula se torna fácil, empolgante, atrativa, desafiante…

Nunca deixem de usar brinquedos e fantasia em suas aulas, sejam do que for! A criança precisa brincar, é brincando que ela vai aprender, esse é o universo dela não queiram mudar isso nela, porque não tem como, definitivamente não!

Espero ter ajudado os professores que pediram algumas dicas. Estou pesquisando cada vez mais para poder ajudá-los e, por favor não se prendam somente a este blog, existem outros blogs, sites, livros aos quais vocês podem recorrer.

Boa brincadeira a todos!

por Cauê Martins Silva

 

 

 

 

About these ads
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Brincadeiras na piscina

  1. Samara Garcêz disse:

    Olá Cauê Martins , obrigada pelas dicas, serão muito úteis em minhas aulas, baixei o livro também, hehe.
    Abraços.

  2. myly silveira disse:

    oi meu nomo È mily eu amo picsina

  3. Alyne Maria disse:

    Amo-tbm-demais-piscina!!

  4. Graci disse:

    concordo plenamente! Tanto q mesclo exercicios com brincadeiras nas minhas aulas, assim eles fazem o q eu quero e eu tb faço um pouquinho do que eles querem!

  5. isabeli disse:

    oi meu nome e isabeli e eu adora piscina mas eu me afogo me ajuda

  6. Renata Bernardino disse:

    Oi mestre! Muito obrigada pelas dicas, minha prova prática de natação da faculdade foi ótima.
    Aproveitei e indiquei para toda a turma.
    Abç.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s